Miriam Homem de Mello, paulistana, nasceu em fevereiro de 1963.
Estudou Letras e Filosofia. Trabalhou com redação, pesquisa de tendências e design.
É artista visual e trabalha com fotografia desde 2006.

 

"Ando pela cidade duvidando que exista mundo real. Não consigo acreditar que a vida exista de fato. Acho que o mundo sente o mesmo por mim, uma absoluta desconfiança.

Me habituei a enxergar pelas ruas paisagens e cenas tão reais quanto todas as outras, tão imaginárias quanto tudo o mais. Existem? Eu criei? Alguém mais as vê? Não importa, afinal tudo é igualmente incrível. E me relaciono com elas como com qualquer desconhecido que não raro me aborda, para cumprimentar, se lastimar, pedir informação, assegurar que já nos conhecemos. Não, não os conheço, nem eles a mim. Vivemos em isolamento conjunto, como bolhas que flutuam e ocasionalmente se encontram, sem que precisemos transpor a película confortadora da integridade.

Com a fotografia aprendi a dar a tudo uma nova dimensão, a dimensão do enquadramento. Minha relação com o mundo passou a ser balizada por esse parâmetro. Tudo uma questão de enquadramento, de ângulo de abordagem, de grau de zoom, de correção cromática. Como se o banal pudesse tornar-se sublime por meio disso e vice-versa, como se o real não fosse obrigatório, mas uma questão de escolha.

Acho que é essa a minha escolha. Povoar a cidade com crops e zooms dando à minha própria vida um enquadramento mais real."

 

Miriam Homem de Mello
@miriamhmello.com
55 11 8283-9333

Mais fotos FLICKR
Livro de fotos BLURB

As fotos deste site podem ser adquiridas. Entre em contato para mais informações.